TechCine 2 — O Menino Que Descobriu o Vento

Tech Talk Brasil Podcast
2 min readFeb 29, 2024

--

O menino que descobriu o vento conta a história real e inspiradora de William Kamkwamba. Ainda adolescente, ele conseguiu combater a seca e a fome em sua comunidade usando duas armas muito poderosas: a persistência e a educação.

O menino que descobriu o vento — Original Netflix

William nasceu no Maláui, um dos países mais pobres da África, e precisou abandonar a escola quando uma terrível estiagem atingiu a região onde ele vivia com os pais, que eram agricultores. A população local não tinha como plantar e, completamente abandonada pelo governo, não tinha o que comer. Havia apenas duas opções: partir ou morrer de fome. Esse foi o destino de muitas pessoas.

Mas William teve uma ideia que poderia dar certo: utilizar a energia eólica gerada por um moinho para alimentar uma bomba que fosse capaz de extrair água do solo. Assim as plantações poderiam ser irrigadas sem depender das chuvas. Como ele pensou nisso? Frequentando escondido a biblioteca da escola, onde ele estava proibido de entrar por não ter pago os valores cobrados pela instituição.

Além das dificuldades para adquirir o conhecimento teórico, o garoto ainda precisaria encarar outros empecilhos, como a falta de peças para construir o moinho e, principalmente, a falta de incentivo das pessoas ao seu redor, que tinham pouca instrução e estavam desesperadas pela fome.

Além da fome e da pobreza, O menino que descobriu o vento trata de vários temas urgentes, não só na África como em todo o planeta: as mudanças climáticas, o descaso dos políticos, as migrações, a solidariedade e, principalmente, a importância da educação. Imagine quantos garotos como William Kamkwamba existem por aí esperando apenas professores, livros e oportunidades para colocarem seus conhecimentos em prática e tornarem o mundo um lugar melhor.

*Originalmente publicado em:

--

--